Notícias
Salas de monitoramento ampliam as ações de Inteligência da PCERJ
A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ) foi equipada, pela Intervenção Federal, com conjuntos de video wall - painéis de TVs HDS para atender aos laboratórios de Análises de Inteligência e de Crimes Cibernéticos. Eles foram instalados em salas da Cidade da Polícia e da Busca Eletrônica, possibilitando monitoramentos em tempo real. Ligados a bancos de dados e a equipamentos de comunicação, os sistemas vão dar suporte ao acompanhamento das operações de Inteligência e a investigações. O investimento foi de R$ 870 mil - recurso disponibilizado pelo Governo Federal para reequipar a segurança pública do estado.
As salas vão receber imagens e áudios de helicópteros, drones e equipes durante as ações em campo. Essa comunicação será compartilhada com outras unidades da Polícia Civil. “Teremos também softwares para monitoramento de redes sociais conta o Diretor do Departamento Geral de Busca Eletrônica, Miguel Ticom.
Ligada à Subsecretaria de Inteligência da Polícia Civil, a diretoria pretende fechar uma parceria com mais de 50 bancos de dados do estado, prefeituras e Governo Federal. Com essas imagens, será possível monitorar, por exemplo, roubo de cargas, roubo de carros, entre outros crimes.
O dia também foi de entrega para o Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBMERJ), que recebeu 23 coletes balísticos. O equipamento é destinado ao serviço reservado e à Corregedoria do órgão.