Notícias

Inteligência da PCERJ ganha software de monitoramento de redes sociais

publicado: 13/03/2019 18h01, última modificação: 13/03/2019 18h05
Ferramenta vai monitorar, em tempo real, atividades e perfis suspeitos na Internet, analisando grande quantidade de dados simultaneamente
Inteligência da PCERJ ganha software de monitoramento de redes sociais

A Intervenção Federal dotou a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ) de um poderoso software para investigações cibernéticas. O sistema Global Intelligence Dashboard (GID) vai permitir o monitoramento automático, em tempo real, de atividades suspeitas na internet e nas mídias sociais - como Twitter, Facebook, Google e Youtube. A instalação foi feita no Departamento Geral de Tecnologia da Informação e Telecomunicações (DGTIT ) e o investimento foi de R$ 944 mil.
O recurso pode pesquisar, gerenciar, monitorar e correlacionar grandes quantidades de dados simultaneamente, permitindo respostas imediatas na busca dessas informações e geração de relatórios.
A ferramenta é desenhada para atuar em duas vertentes: prevenção de risco em tempo real e investigação. Os agentes podem fazer as pesquisas através de palavras chaves e usar filtros para refinamento dos dados. Com ela, será possível gerar mapas e relacionar os sujeitos envolvidos e instrumentos usados para cada análise. Os investigadores terão acesso às análises dos usuários suspeitos e traçar cenário global que inclui identificação de líderes de opinião, redes de amizades, dispositivos usados e localização. Leia mais.