Forças Armadas e polícias deflagram operação em comunidades de Jacarepaguá e do Lins de Vasconcellos
No contexto da Intervenção Federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro, o Comando Conjunto, em apoio à Secretaria de Estado de Segurança, deflagrou, na noite desta sexta-feira (18/05), operação nas comunidades do Bateau Mouche, Caixa D’Água, Chacrinha, Mato Alto, Barão (José Operário), Covanca e Pendura-Saia, todas na região da Praça Seca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A ação envolve cerco, estabilização da área e remoção de barricadas. Revistas seletivas de pessoas e veículos também são realizadas. Neste sábado, a operação foi estendida às comunidades da Cidade de Deus e Complexo do Lins.
Durante as ações, já foram presos criminosos e apreendidas armas e drogas. A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro bloqueia vias de acesso às comunidades e apoia as ações de estabilização. A Polícia Civil realiza a checagem de antecedentes criminais e cumprirá mandados judiciais, condicionada às restrições constitucionais à inviolabilidade do lar.
São empregados 2.800 militares das Forças Armadas, 300 policiais militares e 240 policiais civis, com apoio de blindados, aeronaves e equipamentos pesados de engenharia. Algumas vias nas regiões poderão ser interditadas e setores do espaço aéreo poderão ser controlados, oportunamente, com restrições dinâmicas para aeronaves civis. Não há interferência nas operações dos aeroportos.
Serão beneficiadas com esta operação, direta e indiretamente, cerca de 150 mil moradores das áreas abrangidas pelas ações.
Fonte: Gabinete de Intervenção Federal