Roubo de veículos cai ao menor nível desde o início da Intervenção Federal

Indicador estratégico recuou 29% em relação a julho do ano passado

Em julho, o índice de roubo de veículos registrou redução de 29% no estado, em comparação a 2017. Foram 3.500, o menor patamar desde setembro de 2016.  Na comparação trimestral (maio, junho e julho), a queda em relação ao mesmo período do ano passado foi de 15%. A região de Madureira foi a que teve maior redução de homicídios dolosos e roubo de carga, além dos que compõem o indicador de roubo de rua (transeunte, aparelho celular e em coletivo). No mês passado, foram registrados 731 roubos de carga, contra 908 em julho do mês passado – queda de 19%, o menor número desde setembro de 2017. Na comparação trimestral – em relação aos mesmos três meses do ano passado – a queda foi de 28%. O roubo de rua passou de 12% em relação a julho do ano passado e 11% na comparação trimestral.

  Indicadores de homicídios dolosos

No indicador de crimes contra a vida, o latrocínio (roubo seguido de morte) registrou nove vítimas em julho deste ano (o menor número desde novembro de 2015). Quando observamos a comparação trimestral, a queda foi de 46% em relação ao mesmo período de 2017. Já os homicídios dolosos apresentaram aumento de 9% em relação a julho do ano passado e de 1% em relação ao trimestre – em relação aos três meses anteriores de 2018 (fevereiro, março e abril), houve queda de 16%. Os homicídios decorrentes de intervenção policial registraram, em julho deste ano, um aumento de 105% em relação ao mesmo período do ano passado, em relação a junho de 2018, a queda foi de 17%.

  Índice de letalidade violenta

Os dados divulgados pelo ISP são referentes aos Registros de Ocorrência (RO) lavrados nas delegacias de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro durante o mês de julho.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro