Notícias

Unidades prisionais são atendidas em mutirões de saúde

por Gabinete de Intervenção Federal publicado: 11/10/2018 10h47, última modificação: 11/10/2018 10h48
Objetivo é intensificar os atendimentos médicos nas unidades prisionais
mutirao de saude_.jpg

- Foto: Divulgação / SEAP

A Coordenação de Gestão em Saúde da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) já realizou, neste ano, cinco mutirões de saúde, garantindo mais de 10 mil atendimentos.  Em parceria com a Pastoral Carcerária, a ação conta com profissionais da área Médica, que realizam exames clínicos, odontológicos e de detecção de tuberculose. O objetivo é intensificar os atendimentos médicos nas unidades prisionais.

No último dia 29, o mutirão de saúde foi realizado no Presídio Evaristo de Moraes, em São Cristóvão. A ação contou com 54 profissionais, que prestaram mais de 1.000 atendimentos. As outras ocorreram no Instituto Penal Plácido Sá Carvalho, na Penitenciária Talavera Bruce, no Presídio Romeiro Neto e no Presídio Frederico Marques. Neste último, houve a participação da Secretaria de Estado de Saúde.

Medicamentos - Além dos mutirões, a SEAP recebeu cerca de 28 mil unidades de medicamentos - entre comprimidos, frascos e ampolas - do Laboratório Químico e Farmacêutico do Exército (LQFEX). A doação foi feita após gestão do Gabinete de Intervenção Federal.

Entre os medicamentos doados pelo LQFEX estão antibióticos, anti-inflamatórios, expectorantes, antialérgicos e remédios para o combate a alergias e ao colesterol alto. Os remédios serão utilizados nos ambulatórios das unidades prisionais e unidades de saúde ocupacional e nas Unidades de Pronto Atendimento.