Notícias

SEAP inaugura Primeira Central de Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas

por Gabinete de Intervenção Federal publicado: 17/12/2018 10h21, última modificação: 19/12/2018 09h55
Divulgação/SEAP
Unidade atende cláusula de melhoria da capacidade e da qualidade do sistema prisional
SEAP inaugura primeira central_.jpg

Alinhada ao Planejamento Estratégico do Gabinete de Intervenção Federal (GIF), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) inaugura, nesta terça-feira (18), a Primeira Central de Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas, localizada no centro da cidade do Rio. A sede da nova Coordenação de Patronatos e Centrais será inaugurada também neste dia.

A Primeira Central de Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas atende ao Protocolo de Intenções firmado entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a União, que estabelece, em uma de suas cláusulas, a melhoria da capacidade e da qualidade do sistema prisional. Já a nova Coordenação de Patronatos e Centrais tem a função de acompanhar pessoas em medidas cautelares. O objetivo é reduzir o número de presos provisórios que cometeram delitos de baixo potencial ofensivo.

Segundo a coordenadora Mariângela Pavão Ribeiro, essa nova estrutura tem a intenção de manter no cárcere os internos com crimes de alto potencial e seguir aqueles que têm capacidade de recuperação, sendo acompanhados por uma das Centrais.