Notícias

Intervenção Federal já promoveu a capacitação de mais 2.400 agentes

publicado: 08/11/2018 14h36, última modificação: 09/11/2018 16h30
Aperfeiçoamento será um legado para os órgãos de segurança pública e SEAP

 

Fortalecer as estruturas de formação e capacitação de recursos humanos dos Órgãos de Segurança Pública (OSP) e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) é uma das principais ações estratégicas da Intervenção Federal na Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro. Para alcançar a meta de capacitar 2.155 policiais militares remanejados das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e 413 policiais e agentes dos órgãos especializados, o Gabinete de Intervenção Federal (GIF) realizou cursos e estágios nos centros de treinamento especializados das Forças Armadas.

No Centro de Adestramento Leste (CA-Leste) e no Campo de Instrução de Gericinó, em Deodoro, foram realizados cursos destinados a policiais militares que trabalham em Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e em patrulhamento ostensivos na rua. Durante o Estágio de Aplicações Táticas, os policiais militares tiveram aulas em protótipo de favela e aulas táticas de campo, com simulações de entrada e progressão em região conflagrada, e treino de tiro tático. Desde abril deste ano, 23 cursos de Estágios de Aplicações Táticas foram ministrados, totalizando 2.065 policiais treinados. Além desses, outros 357 policiais de tropas especializadas concluíram cursos de capacitação. No total, 2.422 policiais foram capacitados pelo GIF.

Um outro legado da Intervenção Federal para os OSP será o treinamento dos profissionais para a realização de manutenção dos veículos. Em outubro, integrantes da Polícia Militar, da Polícia Civil e da SEAP participaram de um treinamento na área de manutenção nas instalações da 111ª Companhia de Apoio de Material Bélico. O objetivo da atividade foi difundir as boas práticas nos órgãos intervencionado do Estado do Rio de Janeiro. O GIF adotou o “On the Job Training (OJT)”, que consiste no treinamento no local de trabalho, onde o funcionário mais experiente passa conhecimento para o novo integrante da equipe. O curso é baseado na prática e direcionado à realidade de cada instituição.

Novo sistema de ensino para os órgãos intervencionados

O aperfeiçoamento no sistema de ensino dos OSP e da SEAP é uma mudança estruturante que vai beneficiar as secretarias intervencionadas. Grupos de trabalho rediscutiram os currículos das escolas de formação e os instrutores receberam capacitação e atualização de seus conhecimentos com o apoio dos centros de ensino do Exército Brasileiro. O foco é na melhoria da formação dos futuros agentes de segurança. Em dezembro deste ano, está prevista a realização do Curso de Capacitação em Moodle, no Centro de Educação a Distância do Exército. 

Em março de 2019, está previsto o Estágio Setorial de Tutoria em Ensino a Distância, na Escola de Instrução Especializada do Exército. Mesmo com o fim da Intervenção Federal, estabelecido em 31 de dezembro de 2018, a documentação necessária para viabilizar as vagas para o curso já foi expedida e os órgãos responsáveis já confirmaram a possibilidade de apoio aos OSP e à SEAP.

No mês de outubro passado, foi realizado o curso de Liderança Estratégica, na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Com a presença de 27 integrantes dos OSP e da SEAP, o curso teve como finalidade o conhecimento e a aplicação dos conceitos relacionados ao estudo da Liderança Militar. Um dos objetivos foi a discussão sobre como os conceitos de liderança são aplicados pelo Exército Brasileiro e podem ser adotados em organizações civis.

Além dos cursos, foram realizadas duas visitas à Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). A primeira permitiu aos profissionais da área de ensino dos OSP/SEAP conhecer os processos técnico-pedagógicos e de desenvolvimento e avaliação dos conteúdos da AMAN. A segunda visita apresentou aos oficiais-alunos e oficiais instrutores da Academia de Polícia Dom João VI (PMERJ) as atividades desenvolvidas na AMAN, com foco na doutrina militar, liderança e orgulho profissional.