Notícias
Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro inaugura colégios militares

- Foto: Divulgação/PMERJ
A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro inaugurou, nesta semana, dois colégios militares, um no bairro de Campo Grande e o outro na cidade de Duque de Caxias. Nesta quinta-feira (20/12), o Comandante-Geral da Corporação, Coronel Luis Claudio Laviano, presidiu a cerimônia da inauguração do II Colégio da Polícia Militar de Campo Grande, com as presenças do Secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, do Comandante do Colégio Militar do Exército, Coronel Himario Brandão Trinas, entre outras autoridades.
Construído numa área cedida pelo Governo do Estado na Rua Rodrigues, 33, em Campo Grande, o novo estabelecimento de ensino da Polícia Militar começa a funcionar em 5 de fevereiro de 2019, com duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental. Os primeiros 47 alunos foram selecionados no concurso realizado em outubro último, que contou com a participação de 339 candidatos.
A Comandante do II Colégio da Polícia Militar, Major Marcilene Silva Braga, lembra que das 47 vagas oferecidas, 90% delas são destinadas a filhos de policiais militares e 10% a filhos de bombeiros militares.
Na segunda-feira (17/12), com a presença do presidente eleito Jair Bolsonaro, foi inaugurado o III Colégio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, em Duque de Caxias. A nova unidade educacional da PM é fruto de uma parceria entre a Polícia Militar e a Prefeitura de Duque de Caxias, que disponibilizou o prédio na Rua Piracicaba, s/nº, às margens da Rodovia Washington Luiz, Jardim Gramacho.
Por iniciativa da Prefeitura de Duque de Caxias, o III Colégio da PM receberá o nome de Percy Geraldo Bolsonaro, pai do presidente eleito. A unidade iniciará suas atividades no dia 5 de fevereiro de 2019, com duas turmas de 30 alunos cada do 6º ano do Ensino Fundamental. Os primeiros 60 alunos foram selecionados pelo concurso de ingresso realizado no domingo (16/12), véspera da inauguração. Das 60 vagas oferecidas, 90% são destinadas a filhos e órfãos de policiais militares, e 10% para filhos de bombeiros militares.
A partir de 2020, o III Colégio da PM abrirá novas turmas até completar, em 2022, o segundo segmento do Ensino Fundamental, que vai do 6º ao 9º ano. Nos anos seguintes, ou seja, a partir de 2023, a unidade de ensino de Caxias passará a oferecer vagas para o Ensino Médio.
De acordo com o convênio que possibilitou a criação do novo estabelecimento, a Prefeitura de Duque de Caxias, além do prédio e do mobiliário, disponibilizou o corpo docente por dois anos. A direção da escola, assim como a orientação pedagógica, ficará a cargo da PM. O III Colégio da Polícia Militar será comandado pela Tenente-Coronel Nádia Cardoso, que levará sua experiência de dois anos como subcomandante do Colégio da Polícia Militar de Niterói.
O início das atividades dos colégios faz parte de uma ação estratégica da Corporação, que visa oferecer ensino de qualidade aos filhos dos policiais militares. Os dois novos estabelecimentos realizam um antigo anseio da Corporação, já que dois terços dos policiais militares residem na Zona Oeste do Rio e na Baixada Fluminense. O modelo pedagógico foi concebido com base na experiência exitosa do I Colégio da Polícia Militar, em Niterói, criado em 2006.
Até 2022, os dois novos colégios estarão disponibilizando vagas para turmas do 6º ao 9º ano, completando o ciclo do segundo segmento do Ensino Fundamental. A partir de 2023, começam a ser oferecidas vagas para turmas do Ensino Médio.