Notícias
Polícia Militar convoca mais 400 concursados para prestar curso no CFAP
- Foto: Divulgação/PMERJ
Mais 400 candidatos - 360 homens e 40 mulheres – foram incorporados na manhã desta quarta-feira (03/10) ao Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Sulacap, elevando para 800 o número de futuros soldados que estão sendo formados pela Corporação para reforçar o policiamento ostensivo no ano que vem em todo o Estado.
Esse grupo de 800 candidatos - a primeira turma de 400 foi incorporada em julho deste ano - faz parte do contingente de 1.381 homens e mulheres aprovados no concurso de 2014 e que foram classificados por decreto do Governo do Estado, publicado este ano. Há também uma pequena parte desse grupo que fora reprovada em concursos anteriores, mas acabou beneficiada por decisão da Justiça. A Corporação segue trabalhando nas reformas das instalações do CFAP para atender os 581 concursados restantes.
Durante esse período do curso, os alunos terão aulas teóricas e práticas. Eles também farão estágio de patrulhamento ostensivo, especialmente em grandes eventos. Ao longo da formação, os convocados recebem salário de R$ 2.213,62 e, após a formatura, passam ao salário inicial de soldado - R$ 3.452,55.
O reinício das atividades do CFAP faz parte do esforço conjunto do Governo do Estado e do Gabinete de Intervenção Federal para recompor o efetivo de policiais militares e reequipar a Corporação, tendo como objetivo principal ampliar o policiamento ostensivo na Região Metropolitana e no interior do Estado.
Além da formação dos futuros policiais, a Polícia Militar vem adotando outras quatro medidas voltadas para recomposição de efetivo: retorno do RAS (Regime Adicional de Serviço), reestruturação das UPPs, devolução de policiais cedidos e mutirão de revisão médica. No momento, com a adoção dessas quatro medidas, houve um reforço de cerca de 2500 policiais – sendo que 1000 estão presentes nas ruas graças ao RAS e os demais 1500 na escala de serviço ordinária.
Em relação às viaturas, 580 veículos do tipo sedan foram comprados e já estão operando – 530 como radiopatrulhas e 50 em serviços reservados. Também foram adquiridos 170 picapes para atuar em operações táticas. Além da compra desses novos veículos, a Polícia Militar credenciou 60 oficinas em todo o Estado para reformar sua frota. Até o momento, mais de mil veículos foram recuperados.