Notícias

Intervenção Federal deixa legado para a área da Segurança Pública

publicado: 15/01/2019 13h10, última modificação: 15/01/2019 13h17
Aquisições de equipamentos e serviços, além de capacitação dos agentes, estão entre as metas do Plano Estratégico cumpridas

A Intervenção Federal, em apenas dez meses de atuação, investiu em equipamentos e serviços usados no dia a dia da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ), da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) e da Secretaria de Defesa Civil (SEDEC), o legado inclui a capacitação e o treinamento dos agentes desses órgãos. As aquisições serão entregues e terão ampla divulgação pelo site e pelo Twitter do Gabinete de Intervenção Federal (GIF). Será elaborado um termo de cooperação entre o GIF e o Governo do Estado para a transferência desse patrimônio. 

O investimento realizado pela Intervenção Federal foi equivalente a 5,7 anos de aportes, considerando a média do que foi aplicado nos últimos cinco anos pelo governo estadual na Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro. Os principais Índices de Criminalidade, registrados pelo Instituto de  Segurança Pública (ISP) estiveram em queda durante o período. Os recursos orçamentários alocados pelo Governo Federal permitiram a compra de 7.000 armas, 5.200 veículos, 36.000 equipamentos de proteção individual. 

O GIF manterá parte da sua estrutura até junho deste ano, para gerenciar as entregas do que foi adquirido pela Secretaria de Administração, na qual uma equipe elaborou mais de 320 processos licitatórios. Os processos licitatórios foram realizados com ampla publicidade e total transparência, com acompanhamento de órgãos federais de controle fiscal, como o Tribunal de Contas da União. Os editais estão disponíveis no Portal da Transparência do Governo Federal.