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Intervenção Federal investe R$ 12 milhões na melhoria do atendimento ao cidadão
Intervenção Federal iniciou hoje a expansão e a atualização dos sistemas de emergência da Polícia Militar (PMERJ) e do Corpo de Bombeiros (CBMERJ). Foram investidos mais de R$ 12 milhões para modernizar as linhas de atendimento ao cidadão 190, 192 e 193. Os sistemas funcionam no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova. A Polícia Militar vai contar com mais 18 licenças do software, que vão incluir os batalhões do Interior do estado no Sistema Integrado de Gestão de Ocorrências. Funcionando 24 horas por dia, O 190 registra, em média, 750 mil ligações mensais da Região Metropolitana, que concentra 75% da população do estado.
A implantação do upgrade custou R$ 6,14 milhões, recursos destinados pelo Governo Federal para reequipar a segurança pública do estado. O sistema não era atualizado desde 2011. Com a modernização, o 190 vai ampliar o atendimento ao cidadão, melhorando o desempenho e reduzindo o tempo de resposta às ocorrências. Entre as funcionalidades do novo software estão o envio automático de informações para as viaturas policiais, que serão equipadas com tablets e smartphones; a análise de rota com indicação do melhor caminho para chegar ao destino e o rastreamento de viaturas.
O Sistema de Gestão de Ocorrências Emergenciais do Corpo de Bombeiros, que inclui o 192 e o 193, vai passar por um upgrade de todo o seu parque tecnológico, permitindo que ele seja compatível com o uso de tablets e smartphones. O custo foi de R$ 6,7 milhões. Foram compradas 11 novas licenças do software. A partir de agora, as equipes dos bombeiros poderão receber as ocorrências diretamente nas viaturas, com retorno automático das informações para a Central. Ele também permite o acesso a mapas, agilizando a chegada aos locais das ocorrências. O software não era atualizado desde 2013.