Notícias
GIF investe em cursos de aperfeiçoamento para fortalecer a atuação das corregedorias
A prisão de 25 policiais militares do 28º Batalhão de Polícia Militar em Volta Redonda, envolvidos com o tráfico de drogas, mostra a atuação da Corregedoria da instituição. O fortalecimento desses órgãos de controle é uma das metas do Plano Estratégico que vêm sendo compridas pelo Gabinete de Intervenção Federal (GIF).
As corregedorias das secretarias intervencionadas tiveram incremento de pessoal e seus agentes estão passando por cursos de aperfeiçoamento. São ações estruturantes que dão maior agilidade e proatividade a esses órgãos. Um software de informática, desenvolvido pela polícia do Distrito Federal e trazido para o Rio de Janeiro pelo GIF, está ajudando a acelerar a finalização dos processos nas corregedorias depois das ações policiais.
Além de promover cursos, a intervenção tem permitido a participação dos agentes em eventos e encontros nacionais de corregedores. Com esse objetivo corregedores dos órgãos de segurança pública foram levados para conhecer de perto a atuação de seus pares em São Paulo, Brasília e Rio Grande do Sul. Em novembro, será realizado o Encontro Nacional de Corregedores da Polícia Civil, com o apoio do GIF. Essa troca de experiências ocorreu também, em junho, no Encontro Nacional de Corregedores de Administração Penitenciária.
Ao final da Intervenção, em 31 de dezembro, o GIF pretende deixar como legado às corregedorias uma rotina de treinamento e reciclagem, através de cursos de aperfeiçoamento e colaboração entre parceiros de outros estados, além de dar uma maior autonomia na atuação dos corregedores.
Fonte: Gabinete de Intervenção Federal