Notícias

Intervenção Federal oferece cursos para agentes da Segurança Pública

publicado: 15/01/2019 11h33, última modificação: 15/01/2019 11h34
Psicopedagogia Escolar, Auxiliar de Ensino, Meio Ambiente, Guerra Cibernética e Gestão de Material Bélico estão entre as capacitações oferecidas
curso4.jpg

O Exército Brasileiro, por meio do Gabinete de Intervenção Federal (GIF), vai oferecer, este ano, diversos cursos aos agentes dos Órgãos de Segurança Pública do Estado (OSP) e Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP). Serão 25 vagas para as capacitações, com a primeira fase na modalidade de Ensino a Distância (EAD) e a segunda, presencial. Há oportunidades de especializações em diversas áreas: Psicopedagogia Escolar, Auxiliar de Ensino, Meio Ambiente, Guerra Cibernética, Logística e Reembolso em Operações de Paz para Oficiais, Monitor de Equitação, Gestão de Material Bélico, entre outras.

No próximo dia 28, começa o curso de Comunicação Social oferecido pelo Centro de Estudos de Pessoal do Exército (CEP), em duas fases: a primeira fase EAD entre 28 e 14 de junho; e a segunda fase presencial, de 24 de junho a 22 de novembro. Dando sequência ao curso de capacitação Moodle (plataforma de Ensino a Distância), começa, em março, o Estágio Setorial de Tutoria em EAD, gerenciado pela Escola de Instrução Especializada (EsIE), destinada a agentes de ensino dos OSP e SEAP. O estágio tem a duração de dez semanas e é feito totalmente à distância, pelo Portal de Educação do Exército. Ele vai formar tutores para conduzir cursos e estágios na modalidade de EAD, com a oportunidade de desenvolver o ensino em um ambiente virtual de forma eficiente.

A capacitação dos agentes é uma das metas do Plano Estratégico da Intervenção Federal. Com o objetivo de reestruturar e dotar os OSP de capacidade operativa, foram realizados cursos, estágios e treinamentos. Além de uma formação de qualidade, a realização de estágios em unidades das Forças Armadas permitiu o estreitamento dos laços técnicos e profissionais das Forças Armadas com instituições do Estado. O Estágio de Capacitação em Manutenção de Armamento, realizado no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, recebeu integrantes da PMERJ, da PCERJ e da SEAP. Unidades do Exército Brasileiro ofereceram cursos de mecânica, com ensinamento sobre reparos, conservação e uso correto de viaturas leves e pesadas (tratores, caminhões e blindados). A intenção é que os agentes formados atuem como multiplicadores, passando esses conhecimentos para os efetivos das suas corporações.