Notícias

Mais de 80 agentes farão cursos de aviação em 2019

publicado: 03/01/2019 19h38, última modificação: 03/01/2019 19h39
Treinamentos serão realizados em unidade do Exército Brasileiro, sem custos para os Órgãos de Segurança Pública
aviadores.jpg

Policiais civis, militares, bombeiros e inspetores penitenciários farão, este ano, cursos de aviação no Comando de Aviação do Exército Brasileiro, com o apoio do Gabinete de Intervenção Federal (GIF), do Estado-Maior do Exército e do Comando de Operações Terrestres.

Foram disponibilizadas 83 vagas - 37 para policiais do Grupamento Aeromóvel da PMERJ, oito para policiais civis do Serviço Aeropolicial da Core (SAER/PCERJ), 24 para o  Grupamento de Operações Aéreas (GOA/CBMERJ) e 14 para inspetores penitenciários do Núcleo de Estudos de Implantação do Grupamento Tático Aéreo da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária SEAP (GTA/SEAP).

Os cursos vão capacitar os agentes em gerência de manutenção de aeronaves, inspetor de aviação e manutenção, mecânico de aeronaves e aviônicos, transporte aéreo, suprimento e serviço especial de aviação. O custo dos treinamentos, caso fossem feitos na iniciativa privada, somaria R$ 600 mil.

De acordo com o Assessor Especial do Gabinete de Intervenção Federal, Coronel Anselmo Rangel dos Anjos, o curso  de gerência de manutenção de aeronaves vai durar 39 semanas e vai habilitar os agentes envolvidos a gerenciar toda a logística de aeronaves.

“Eles serão realizados no Centro de Instrução de Aviação do Exército, em Taubaté,  e os agentes serão os multiplicadores do aprendizado a seus pares. Essa capacitação será um legado intangível da Intervenção Federal”, disse.

Uma outra contribuição do Gabinete de Intervenção Federal é o planejamento para uma futura reestruturação das Unidades Aéreas dos Órgãos de Segurança Pública. Foi elaborado um estudo para a construção de um heliparque, para centralizar em um mesmo espaço físico para abrigar e realizar a manutenção das aeronaves de todos os órgãos.