Notícias

Polícia Militar cria mais duas escolas para filhos de policiais e bombeiros

por Gabinete de Intervenção Federal publicado: 03/09/2018 16h43, última modificação: 03/09/2018 16h43
Escolas devem ser inauguradas em dezembro, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio, e em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense
Polícia Militar cria mais duas escolas

Escolas serão inauguradas até dezembro - Foto: Divulgação/PMERJ

A valorização e o reconhecimento do trabalho dos profissionais da área de segurança, assim como o apoio a seus familiares, destacam-se com um dos focos da Intervenção Federal no Rio de Janeiro. Para atender os filhos de policiais em idade escolar, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) vai inaugurar, até dezembro deste ano, duas novas escolas da Corporação - uma localizada em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e a outra na cidade de Duque A valorização e o reconhecimento do trabalho dos profissionais da área de segurança, assim como o apoio a seus familiares, destacam-se com um dos focos da Intervenção Federal no Rio de Janeiro. Para atender os filhos de policiais em idade escolar, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) vai inaugurar, até dezembro deste ano, duas novas escolas da Corporação - uma localizada em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e a outra na cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Ambas seguirão a mesma metodologia pedagógica de sucesso adotada na Escola da Polícia Militar de Niterói, que funciona há mais de dez anos.

A opção pela localização das duas novas unidades de expansão se deve ao fato de serem áreas com grande concentração de moradia de policiais militares. As unidades começam a funcionar com turmas do 6º ano do Ensino Fundamental. Nos anos seguintes, novas turmas serão criadas, ano a ano, até completar o ciclo do Ensino Fundamental. Ou seja, até 2022, as duas novas escolas da PM oferecerão vagas da 6ª série à 9ª série do Ensino Fundamental. Além dos filhos dos policiais militares, parte das vagas será ainda reservada aos filhos de militares do Corpo de Bombeiros.

O acesso para matrícula nos dois novos estabelecimentos de ensino será por concurso. As inscrições para o concurso de acesso ao colégio da PM de Campo Grande já estão abertas. Para a escola de Duque de Caxias, a data do início das inscrições será marcada em breve.

A escola de Campo Grande está sendo construída em um prédio cedido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, mas com recursos da Polícia Militar. A Secretaria de Estado de Educação deu total apoio à iniciativa, inclusive com suporte institucional. Contudo, a proposta pedagógica, o corpo docente e os demais profissionais da escola estarão subordinados à PMERJ.

Em Duque de Caxias, a parceria é com a Prefeitura da cidade, que cedeu espaço para a construção do prédio e ajudará, nos próximos dois anos, na manutenção da escola. Depois deste prazo, a PMERJ assume a estrutura e a manutenção. Assim como nas demais unidades, a Corporação será responsável pela área pedagógica da unidade militar da Baixada.

O Chefe do Estado Maior Geral da PMERJ, Coronel Luis Henrique Marinho Pires, ressalta que a criação das novas duas escolas reforça a estratégia da valorizar os agentes da área de segurança pública.

“Estamos ao mesmo tempo oferecendo maior estabilidade familiar aos nossos profissionais e oferecendo aos filhos dos policiais militares e dos bombeiros a oportunidade para que tenham um futuro mais promissor”, destacou o Coronel Henrique.

 

Fonte: Gabinete de Intervenção Federal, com Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro