Notícias
Consolidado de Índices de Criminalidade mostram queda de ocorrências

Dados consolidados do Instituto de Segurança Pública (ISP) confirmam a tendência de queda dos índices de criminalidade no estado do Rio de Janeiro. A comparação dos meses de março a novembro deste ano com o mesmo período de 2017 revela que os registros de roubo de rua, de carga e latrocínio (roubo seguido de morte) ficaram abaixo da meta estabelecida pelo Plano Estratégico da Intervenção Federal.
Nos últimos nove meses, a redução dos casos de roubo seguido de morte (latrocínio) superou o triplo da meta: 33,7% no período, quando a previsão era de 10%. O roubo de cargas caiu 19,6%, quase o dobro do que era pretendido, 10%. O índice de roubo de rua também superou a previsão no consolidado do período. Ele inclui os itens roubo a pedestre, em coletivo e de aparelho celular. A meta proposta foi de 5% e a queda atingiu 5,9%.
A letalidade violenta (homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e morte por intervenção de agente do Estado), somatório dos registros de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e morte por intervenção legal, ficou em 0,9%. O Plano Estratégico fez uma previsão de redução em até 9% até o final da Intervenção. Em novembro, porém, o indicador letalidade violenta registrou queda de 13% em relação ao mesmo período do ano passado: foram 521 vítimas. O índice também está em ritmo de queda há três meses: entre setembro, outubro e novembro, a queda foi de 14% quando comparado com o mesmo período de 2017. Nas mortes por intervenção de agente do Estado, o aumento em relação a novembro do ano anterior foi de 7%, porém, na comparação de setembro a novembro com os três meses anteriores de 2018, houve queda de 20%.
As ações de combate ao roubo de veículos tiveram queda percentual, mas um pouco abaixo da meta – ficaram em 7,7% contra a meta almejada de 8%. Este ano, foram registrados 38.208 contra 41.383 do ano passado.
Governo do Brasil, com informações do Gabinete de Intervenção Federal e do Instituto de Segurança Pública (ISP)