Notícias

CCRIM ganha scanner que analisa autenticidade de documentos

publicado: 20/02/2019 14h57, última modificação: 20/02/2019 14h58
Unidade de criminalística da PMERJ agora tem equipamento para realizar perícias e investigações
CCRIM ganha scanner que analisa autenticidade de documentos

- Foto: Cabo Francilaine

O Centro de Criminalística Coronel PM Luís Valdemar Xavier Vieira (CCrim), da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ), recebeu hoje um aparelho espectral vídeo, entregue pelo Gabinete de Intervenção Federal (GIF). O equipamento vai permitir que o órgão analise a autenticidade de documentos, cédulas e assinaturas. O aparelho, que custou R$ 390 mil, foi adquirido com a verba de R$ 1,2 bilhão destinados pelo Governo Federal para aumentar a capacidade operativa da segurança pública do Estado do Rio de Janeiro.

O espectral vídeo é um equipamento destinado à análise avançada de documentos. Ele tem diversas fontes de luz, filtros e possibilidades de ampliações que garantem ao operador analisar cédulas, documentos, realizara exames grafotécnicos e outros. O CCrim informou que, com a aquisição do equipamento, as equipes poderão produzir provas técnicas que darão uma maior qualidade às investigações da corregedoria.

Na última segunda-feira (19/02), um outro aparelho espectral vídeo foi entregue ao Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) da Polícia Civil. Os peritos do instituto fizeram curso para operar o equipamento, que vai dar mais qualidade às perícias e investigações das Polícia Civil (PCERJ).