Notícias
Bombeiros ganham centro de treinamento para aprimoramento de táticas operacionais
- Foto: Divulgação/CBMERJ
Um dos órgãos intervencionados pela Intervenção Federal, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro conta, desde novembro, com um novo Centro de Treinamento Tático da corporação. As instalações ficam no quartel de Duque de Caxias (14º GBM), na Baixada Fluminense. O espaço reúne estruturas e equipamentos voltados para o aprimoramento de técnicas e táticas operacionais de combate a incêndios e de diversos salvamentos, incluindo ações em espaços confinados.
De acordo com o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio, coronel Roberto Robadey, a capacitação profissional permanente é de extrema importância para o desenvolvimento das habilidades da tropa e para o aperfeiçoamento dos protocolos de atendimento. “Investimos na qualificação dos nossos militares, por meio de treinamentos frequentes e cursos de formação e de especialização, para garantir a excelência do socorro prestado à sociedade”, disse o secretário.
A unidade conta com torre para exercícios de salvamento em altura, edificação tipo casa de fumaça para treinamento em espaços confinados, área para atividade de socorro terrestre e veicular e oficina de tática de combate a incêndios. Este é o primeiro centro de treinamento deste segmento a ser implantado na Baixada Fluminense. “O espaço contribuirá de forma relevante para a evolução técnico-profissional dos militares de Duque de Caxias e da região”, afirmou o comandante de Bombeiros da Área da Baixada Fluminense, coronel De Moraes.
Fruto de parcerias com órgãos da iniciativa privada, as instalações também poderão ser utilizadas para capacitação e treinamento de profissionais civis atuantes nas áreas de prevenção e combate a acidentes e incêndios ou em atividades de segurança do trabalho.
Fonte: Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro