Notícias
Balanço dos oito meses de Intervenção Federal na segurança pública do Rio de Janeiro
Passados oito meses desde a decretação da Intervenção Federal na Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, fruto de um esforço conjunto dos segmentos diretamente envolvidos e da consistência do Plano Estratégico que define as linhas mestras do processo de intervenção, a população fluminense já percebe mudanças no quadro geral da Segurança Pública, as quais pretendem-se que se traduzam em melhoria da qualidade de vida dos cidadãos deste estado.
Para melhor caracterizar a evolução positiva da Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, ao longo desses últimos oito meses, serão apresentados alguns índices e números que evidenciam que a Intervenção Federal segue no caminho certo.
Índices de criminalidade – Dados do Instituto de Segurança Pública
Números das ações das Forças de Segurança
Ações comunitárias realizadas – Serviços de cidadania, de saúde e entretenimento, envolvendo instituições públicas e entidades privadas, com o apoio das Forças Armadas.
Ações Estruturantes – São medidas que têm o objetivo de recuperar a capacidade operativa dos Órgãos de Segurança Pública (OSP), Defesa Civil e Administração Penitenciária.
Seguindo planejamento criterioso e empenhado em atender as necessidades apontadas pelos Órgãos de Segurança Pública e da Secretaria de Administração Penitenciária, o Gabinete de Intervenção Federal, valendo-se de recursos disponibilizados pelo Governo Federal da ordem de R$ 1,2 bilhão, por intermédio da Secretaria de Administração, está realizando aquisições de materiais permanentes e de consumo, cabendo destaque para os seguintes:
3,405 viaturas
14.875 coletes balísticos
700 armamentos
1.086.000 cartuchos de munição
Equipamentos e materiais para a perícia técnica
Aperfeiçoamento da estrutura de Segurança Pública
Capacitação de pessoal
Remanejamento das UPPs
Fortalecimento das corregedorias dos órgãos de segurança pública
Ações voltadas para a melhoria da autoestima do policial