Notícias

Ação comunitária fortalece estratégia de segurança pública

publicado: 27/08/2018 16h54, última modificação: 18/10/2018 17h56
Foto: Carlos Magno/ Divulgação do Palácio Guanabara
Cerca de 25 mil atendimentos foram realizados em bairros da Zona Oeste do Rio de Janeiro.
comunidade2.jpg


As Ações Comunitárias de Segurança promovidas pelo Gabinete de Intervenção Federal (GIF) e o Comando Conjunto - em parceria com agências dos governos estadual e municipal e a iniciativa privada - são um importante canal de comunicação e de proximidade com a população. Quase 25 mil pessoas já participaram dessas atividades, realizadas em março na Vila Kennedy; e em junho, na Praça Seca, ambas na Zona Oeste do Rio. A próxima já está marcada para o dia 29 de setembro, em Jardim Catarina, São Gonçalo.

O objetivo é oferecer uma série de serviços à população das áreas beneficiadas pelas medidas emergenciais e estruturantes implementadas pela Intervenção Federal na segurança pública no estado. Entre os serviços prestados estão emissão gratuita de documentos, regularização do serviço militar, orientação jurídica, assistência médica, odontológica, vacinação, recreação, oficinas de grafite, corte de cabelo, dinâmicas sobre prevenção ao uso de drogas e dicas culinárias.

Na ação realizada na Vila Olímpica da Praça Seca foram emitidas 408 carteiras de identidade pelo Detran e 278 segundas vias de documentos. As atividades estiveram também voltadas à área de lazer, com a realização de clínicas de basquete, tênis, natação, atletismo e capoeira, workshop de teatro, passeio a cavalo, animação infantil e doação de livros.

Além das atividades presenciais nas comunidades, há outros canais abertos de comunicação com a sociedade. As redes sociais são grandes aliadas, informando, esclarecendo dúvidas e ouvindo sugestões e reclamações, que são rapidamente respondidas. Esse contato é estreitado nos encontros com grupos de influenciadores digitais, associações de moradores e entidades empresariais.

Nas conversas com os integrantes do GIF e influenciadores digitais, que são formadores de opinião, é apresentado o trabalho que está sendo realizado pela Intervenção Federal. É uma troca, onde a comunidade expõe seus anseios e esclarecem dúvidas sobre as operações. O GIF já recebeu influenciadores das comunidades de Vila Kennedy e da Cidade de Deus.

 

Fontes: Governo do Brasil, com informações do Gabinete de Intervenção Federal