Belford Roxo terá Ação Comunitária no sábado

O Gabinete de Intervenção Federal e o Comando Conjunto, em parceria com agências dos governos estadual e municipal, instituições jurídicas e iniciativa privada realizam Ação Comunitária em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, no próximo dia 24 (sábado), entre 8h e 17h. O objetivo é oferecer uma série de serviços à população. Emissão gratuita de documentos, orientação jurídica, assistência médica, odontológica, vacinação, recreação e oficinas sobre prevenção ao uso de drogas são alguns dos serviços que serão prestados. Há previsão da presença de 10 a 15 mil pessoas na Ação Comunitária.

Estado do Rio

O Governo do Estado do Rio de Janeiro mobilizou várias secretarias para realizar atividades em favor da população. A Secretaria de Estado de Saúde vai montar uma estrutura para vacinação contra febre amarela.

A Secretaria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos (SEDHMI) levará o Ônibus Lilás, veículo itinerante que oferece assistência  jurídica, psicológica e social às mulheres. Haverá também a distribuição de folhetos informativos sobre os direitos da mulher e todos os serviços prestados nos centros especializados da secretaria estadual. Também estará disponível o Disque Idoso Presencial, onde os idosos poderão buscar assistência jurídica, social e psicológica, além de realizar denúncias e tirar dúvidas. A SEDHMI, por meio do Programa Rio Sem Homofobia, distribuirá  material informativo e preservativos.

Já a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (SETRAB) estará presente com uma carreta do Sine Móvel com os seguintes serviços: intermediação de mão de obra (Balcão de Empregos), agendamento de Carteira de Trabalho e Previdência Social e seguro-desemprego.

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social (SECTIDS), oferecerá os seguintes serviços por meio do Centro Comunitário de Defesa da Cidadania: isenção de taxa para a emissão de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, carteira de identidade e celebração de casamento. Por intermédio da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA) serão realizados atendimento e encaminhamento de famílias com crianças e adolescentes desaparecidos, assim como em situação de vulnerabilidade social.

A Secretaria de Estado de Cultura, por meio do Rio Criativo, montará um Balcão Empreendedor. Trata-se de um espaço para atendimento à população e aos empreendedores de Belford Roxo e arredores, que desenvolvam projetos culturais, sejam responsáveis por negócios criativos ou estejam buscando oportunidade na área. O atendimento será feito individualmente e os agentes culturais terão orientação sobre formalização, gestão de negócios criativos, orientação sobre oportunidades e acesso à rede RC através do cadastro no mapa criativo do Estado. Além da orientação de artistas e produtores culturais, a Secretaria realizará distribuição de livros, teatro de bonecos, apresentação de MCs e demonstração de trancistas.

O Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (DETRAN) contará com uma tenda para emissão gratuita de carteira de identidade, mediante apresentação de certidão original de nascimento ou casamento.  Os cidadãos que quiserem acrescentar o número do CPF e do PIS ou PASEP podem levar estes documentos originais para unir à identidade. Para os menores de idade, além da certidão de nascimento original, é necessária a presença de um responsável, com seu documento de identificação com foto. Após o atendimento, o cidadão vai receber um protocolo com o local e a data prevista de entrega do documento.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) e a Defesa Civil Estadual (SEDEC-RJ) participam da ação comunitária promovendo diversas atividades. Os militares do Centro de Educação Profissional em Atendimento Pré-Hospitalar (CEPAP) marcam presença com exposição de materiais operacionais utilizados no Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e com apresentação de palestras e demonstrações práticas de primeiros-socorros e prevenção a acidentes. Os agentes da SEDEC programaram ações de conscientização para a população sobre comportamento em situações de desastres.

A Banda da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) irá se apresentar. A PMERJ também atuará na área de saúde, com atendimento médico e odontológico, bem como aferição de pressão, distribuição de folders informativos de nutrição e verificação de glicemia.

Município de Belford Roxo

A Prefeitura de Belford Roxo oferecerá uma série de serviços na Ação Comunitária. Um deles é o Projeto Morar Legal, que incentiva os contribuintes a fazer o registro de seus imóveis. O projeto conta com a parceria dos cartórios do 1º e 3º Ofícios de Justiça da cidade. Os interessados devem comparecer com identidade, CPF, comprovante de residência, carnê ou guia de IPTU atual ou antigo, contrato particular e venda do imóvel e promessa de compra e venda da escritura, caso tenha. Quem não tiver o carnê ou guia de IPTU, deve levar o documento que tiver do imóvel com os demais.

No primeiro andar do Ciep Constantino Reis ficarão salas com os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, destacando-se os seguintes: Vestibular Cidadão, Bolsa Família, Vaga Legal, Vale Social, Cartão do SUS e certidão de nascimento, casamento e óbito, casamento civil e retificação de certidões.

A Secretaria Municipal do Trabalho estará no local com seu Balcão de Empregos. Além disso, as pessoas também poderão dar entrada no seguro-desemprego.

A Ouvidoria do município montará uma tenda para recolher sugestões e reclamações dos moradores.

A Guarda Civil Municipal de Belford Roxo estará presente no evento junto com os integrantes do Projeto Guarda Mirim, auxiliando e orientando as filas das tendas que estiverem realizando os serviços para a comunidade e panfletagem de folders informativos sobre os projetos socioeducativos realizados pela instituição: prevenção às drogas e à violência escolar, Patrulha Maria da Penha sobre prevenção à violência contra a mulher, Ronda Escolar e Guarda Mirim.

Instituições jurídicas e Iniciativa privada

Instituições jurídicas e parceiros privados estarão presentes. O Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJRJ) irá disponibilizar um ônibus do programa Justiça Itinerante - com um juiz, um promotor, um defensor público, servidores do TJ e estagiários da Defensoria - para oferecer serviços na área de Direito de Família, Cível, Direito do Consumidor e registro civil. O programa Justiça Itinerante permite que ações processuais, que não possam de imediato ser resolvidas em audiência, sejam iniciadas já dentro do ônibus.

O Ministério Público Militar (MPM) participará, por intermédio do Serviço de Ouvidoria, entrando em contato com os cidadãos para ouvir suas demandas e fornecer as informações necessárias. Na oportunidade, a população será esclarecida sobre como colaborar para reduzir a violência. Serão distribuídos folhetos informativos. O MPM também estará recebendo denúncias de crimes militares, uso de armas proibidas e outras situações consideradas criminosas.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) oferecerá o Serviço de Ouvidoria: comunicações de danos ao meio ambiente e ao patrimônio público.

A Polícia Federal fará atividades ligadas à prevenção ao uso de drogas.

A prevenção ao uso de drogas por crianças e adolescentes ficará por conta da Clínica Jorge Jaber. Uma equipe multidisciplinar coordenada pelo psiquiatra Jorge Jaber - com especialização em Harvard - vai promover uma interação lúdica e terapêutica por meio de pintura e música, a cargo da Velha Guarda Musical da Vila Isabel. Psicólogos, terapeutas, médicos e professores de Educação Física vestirão a camisa da campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. Eles organizarão grupos de esclarecimentos para familiares, além de palestras e dinâmicas, abordando temas como educação e saúde e valorização da vida.

A Bolsa de Cultura participará levando arte e entretenimento. Serão realizadas palestras – sobre desestruturação urbana, construções irregulares e saneamento básico, além da importância da moral e cívica na sociedade – e animação infantil perna longa (perna de pau). ‘Caras e Caretas’ e ‘Mãos a Obras’ realizarão apresentações de maculelê, MMA, capoeira e muay thai.

A Fundação Leão XIII levará o projeto Novo Olhar, que oferece exames oftalmológicos computadorizados e óculos de grau grátis. O atendimento será para pessoas a partir dos 20 anos de idade, que poderão fazer um cadastro, ser submetidas a exame de vista, consulta médica e posteriormente receber seus óculos de grau em dia, hora e local marcados.

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) oferecerá serviços de beleza.

A animação e a recreação infantil ficarão por conta da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), que disponibilizará brinquedos infláveis para as crianças. Além do programa Cozinha Brasil, que promove ações de educação alimentar para contribuir na melhora da alimentação e qualidade de vida da população.

O SENAC fará customização de camisetas e penteados.

A 1ª Região Militar e a Junta de Serviço Militar de Belford Roxo realizarão a consulta da situação do serviço militar do jovem e orientará sobre os passos a serem seguidos. 

SERVIÇO

Ação Comunitária em Belford Roxo

Data: 24/11/2018

Horário: 8h às 17h

Local: CIEP Constantino Reis

Endereço: Avenida Joaquim da Costa Lima S/N – São Bernardo, Belford Roxo